Pular para o conteúdo principal

Texto o impacto das novas tecnologias: IA e ChatGPT

 Texto produzido a partir da leitura dos textos "Animação Cultural" de Flusser e "A falsa promessa do ChatGPT" de Noam Chomsky, Ian Roberts e Jeffrey Watumull; e do documentário da Netflix, "O Dilema das redes".


  O avanço tecnológico permite, cada vez mais, a automatização de tarefas e o que parece ser, à primeira vista, a superação da capacidade humana pelas máquinas. Com a possibilidade de alto processamento e de armazenamento quase infinito de dados, a inteligência artificial ganha espaço no universo criativo, área até então de domínio quase exclusivo humano. Descrita como capaz de criar textos, músicas, fotos e ilustrações, a IA (inteligência artificial) divide opiniões dos especialistas, enquanto gera controvérsias a respeito de seu gerenciamento e de sua aplicabilidade. Por ser um processador, essa inovação não é capaz de criar, do zero, nenhuma produção, mas, sim de sintetizar referências de seu banco de dados. Essa característica é o ponto de partida dos problemas que permeiam tal sistema. Assumindo como sendo de sua autoria, divulga ilustrações e textos plagiados aos usuários, além de informações falsas e infundadas. Um exemplo é o ChatGPT, popularizado ao redor do mundo como aprendizado de máquina, é capaz de gerar respostas instantâneas para qualquer pergunta feita. Entretanto, o que se observa é a falha do propósito inicial, de ser um auxiliador na tomada de decisão e de aprendizado humano, e a prevalência de pseudociências e de falsas verdades. A reprodução de preconceitos e estereótipos é, sem dúvidas, uma forma de manipulação de usuários, disseminando ódio e polarização, moldando comportamentos e criando alienação. De forma semelhante, estão as redes sociais, ferramentas de controle e causadoras de vícios entre os utilizadores. Indiscutivelmente, as tecnologias são aliadas humanas no desenvolvimento e no aprimoramento de suas relações interpessoais. Apesar disso, sendo uma ferramenta, essas inovações devem continuar controladas e não no controle social. Regulamentar é, por exemplo, uma maneira de evitar a exploração e a venda de dados pessoais para bancos de dados ilegais. Cabe, portanto, à sociedade exigir de seus governantes que grandes empresas de tecnologia prestem esclarecimento e mantenham, com transparência, a evolução das inteligências artificiais, evitando, assim, as consequências da extrapolação dos limites digitais.


                                       Isabela Daride



Foto: IGN Brasil. Acesso em 02/04/2023








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proposta de estruturação: Objeto Paramétrico Individual

A partir da definição em grupo dos parâmetros do não-objeto, foi possível a construção do não-objeto paramétrico individual a seguir. Os parâmetros preestabelecidos e suas respectivas alterações foram: eixo central único cilíndrico (que tornou-se maleável e contínuo), peças quadradas móveis apoiadas no eixo (que foram moldadas em forma de triângulos). Materiais utilizados: papelão, arame 0,5mm, 1m de mangueira, papel ofício branco, tesoura e cola. A seguir, SketchUp de planejamento, foto do não-objeto e vídeo com breve manipulação para ilustrar as formas de interação. Vídeo Modelo no SketchUp  Modelo no SketchUp  Objeto final Vídeo demonstração

Intervenção na EAD: Caderno Técnico

  Após a execução do trabalho de intervenção em grupo, a elaboração do caderno técnico individual foi uma forma de resumo das especificações de construção do espaço bem como de fechamento do projeto e da disciplina.     Para a elaboração do caderno, inspirei-me nas formas orgânicas -- marcas de nossa intervenção -- e nas cores encontradas no piso, móvel e teto. Na capa, uma imagem do espaço com recurso interativo, permitindo a visualização do local com e sem intervenção. O conteúdo do caderno foi dividido em: Introdução (com as características do espaço e o que seria promovido com as mudanças), Móvel (destacando materiais utilizados), Revestimento (detalhando os complementos do espaço) e Iluminação (descrevendo o funcionamento dos sensores).  A seguir, fotos do resultado, vídeo demonstrativo e imagens do processo: Capa Folha de Rosto Introdução Móvel Revestimentos Iluminação Folha final Contracapa Vídeo demonstrativo: Link do vídeo no Youtube:  https://yout...

Desenho de observação: fachada da escola de arquitetura

Desenho de observação feito no dia 26/03: - dois pontos de fuga - materiais utilizados: lápis HB e caneta esferográfica (não era permitido o uso de borracha nem de régua)