Pular para o conteúdo principal

Texto Dinâmica em sala: finalística, causalística e programática

Na leitura do texto "Nosso Programa" de Vilém Flusser, foram apresentados três conceitos fundamentais para compreender o estudo do autor, são eles: a finalística, a causalística e a programática. Em primeiro lugar, a finalística baseia-se na não existência do acaso, o que parece ser um acaso é, na realidade, um propósito ainda não descoberto. Dessa forma, esse pensamento busca motivos por trás dos acontecimentos a fim de atribuí-los significados. Em segundo lugar, a causalística defende que para qualquer acaso existe uma causa oculta. Com isso, procura causas encobertas para justificar os cenários. Por fim, a programática considera que os propósitos e a as causas não passam de acasos interpretados. É o sistema no qual o acaso torna-se necessidade. 

Após a leitura do texto, foram realizadas dinâmicas com sala nas quais foi possível identificar tais conceitos. Na primeira dinâmica (organização dos estudantes por ordem de tamanho), observa-se um movimento finalístico, no qual, apesar da configuração inicial, sempre haveria o mesmo resultado final. Já na segunda dinâmica (transmissão de movimento), foi represestada a causalística, na qual os estudantes escolhiam o movimento que fariam com base em preferências pessoais. Por fim, notou-se a programática na última atividade, na qual, por condições adversas, como o Sol e o solo, os alunos se movimentaram adquirindo uma nova configuração.

Fonte: dreamstime.com. Acesso em 12/04/2023

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proposta de estruturação: Objeto Paramétrico Individual

A partir da definição em grupo dos parâmetros do não-objeto, foi possível a construção do não-objeto paramétrico individual a seguir. Os parâmetros preestabelecidos e suas respectivas alterações foram: eixo central único cilíndrico (que tornou-se maleável e contínuo), peças quadradas móveis apoiadas no eixo (que foram moldadas em forma de triângulos). Materiais utilizados: papelão, arame 0,5mm, 1m de mangueira, papel ofício branco, tesoura e cola. A seguir, SketchUp de planejamento, foto do não-objeto e vídeo com breve manipulação para ilustrar as formas de interação. Vídeo Modelo no SketchUp  Modelo no SketchUp  Objeto final Vídeo demonstração

Intervenção na EAD: Caderno Técnico

  Após a execução do trabalho de intervenção em grupo, a elaboração do caderno técnico individual foi uma forma de resumo das especificações de construção do espaço bem como de fechamento do projeto e da disciplina.     Para a elaboração do caderno, inspirei-me nas formas orgânicas -- marcas de nossa intervenção -- e nas cores encontradas no piso, móvel e teto. Na capa, uma imagem do espaço com recurso interativo, permitindo a visualização do local com e sem intervenção. O conteúdo do caderno foi dividido em: Introdução (com as características do espaço e o que seria promovido com as mudanças), Móvel (destacando materiais utilizados), Revestimento (detalhando os complementos do espaço) e Iluminação (descrevendo o funcionamento dos sensores).  A seguir, fotos do resultado, vídeo demonstrativo e imagens do processo: Capa Folha de Rosto Introdução Móvel Revestimentos Iluminação Folha final Contracapa Vídeo demonstrativo: Link do vídeo no Youtube:  https://yout...

Desenho de observação: fachada da escola de arquitetura

Desenho de observação feito no dia 26/03: - dois pontos de fuga - materiais utilizados: lápis HB e caneta esferográfica (não era permitido o uso de borracha nem de régua)