Pular para o conteúdo principal

MHNJB: Exposição Arqueologia e Presépio do Pipiripau

 Relato sobre a visita técnica realizada no dia 20 de abril, quinta-feira, ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG que permitiu o contato com a natureza e com importantes elementos da cultura e história mineiras: o Presépio do Pipiripau e a Exposição de Arqueologia.

Construído por Raimundo Machado, natural de Matozinhos, o presépio se destaca pela complexidade e por seu harmônico funcionamento. Com cerca de 45 interações que constituem cenas do percurso católico, a obra retrata dois pontos característicos da cidade: a ponte do Parque Municipal e o monumento da Praça Raul Soares, em homenagem ao período de construção de Belo Horizonte. Em 1976, o conjunto foi doado à UFMG e tombado como patrimônio histórico nacional em 1984. Sob uma análise individual, considerei o presépio uma obra rica em detalhes, que convida o expectador, prendendo-lhe a atenção, em busca de observar cada detalhe.


Presépio do Pipiripau - Foto: Isabela Daride



A Exposição de Arqueologia, por sua vez, foi responsável por trazer maior reflexão a respeito do corpo enquanto objeto em diferentes culturas indígenas. No local, foi possível observar objetos utilizados em escavações arqueológicas, vestígios de culturas antepassadas, elementos mortuários e ferramentas de caça e de defesa. O auxílio dos monitores foi essencial para melhor compreensão dos elementos, tornando a visita mais rica e completa. A seguir, fotos da exposição:


Cenário de escavação - Foto: Isabela Daride


Crânios encontrados em escavação - Foto: Isabela Daride


Câmara mortuária indígena - Foto: Isabela Daride


Galeria de fotos: paisagens 

 - Foto: Isabela Daride


 - Foto: Isabela Daride



 - Foto: Isabela Daride



 - Foto: Isabela Daride




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proposta de estruturação: Objeto Paramétrico Individual

A partir da definição em grupo dos parâmetros do não-objeto, foi possível a construção do não-objeto paramétrico individual a seguir. Os parâmetros preestabelecidos e suas respectivas alterações foram: eixo central único cilíndrico (que tornou-se maleável e contínuo), peças quadradas móveis apoiadas no eixo (que foram moldadas em forma de triângulos). Materiais utilizados: papelão, arame 0,5mm, 1m de mangueira, papel ofício branco, tesoura e cola. A seguir, SketchUp de planejamento, foto do não-objeto e vídeo com breve manipulação para ilustrar as formas de interação. Vídeo Modelo no SketchUp  Modelo no SketchUp  Objeto final Vídeo demonstração

Intervenção na EAD: Caderno Técnico

  Após a execução do trabalho de intervenção em grupo, a elaboração do caderno técnico individual foi uma forma de resumo das especificações de construção do espaço bem como de fechamento do projeto e da disciplina.     Para a elaboração do caderno, inspirei-me nas formas orgânicas -- marcas de nossa intervenção -- e nas cores encontradas no piso, móvel e teto. Na capa, uma imagem do espaço com recurso interativo, permitindo a visualização do local com e sem intervenção. O conteúdo do caderno foi dividido em: Introdução (com as características do espaço e o que seria promovido com as mudanças), Móvel (destacando materiais utilizados), Revestimento (detalhando os complementos do espaço) e Iluminação (descrevendo o funcionamento dos sensores).  A seguir, fotos do resultado, vídeo demonstrativo e imagens do processo: Capa Folha de Rosto Introdução Móvel Revestimentos Iluminação Folha final Contracapa Vídeo demonstrativo: Link do vídeo no Youtube:  https://yout...

Desenho de observação: fachada da escola de arquitetura

Desenho de observação feito no dia 26/03: - dois pontos de fuga - materiais utilizados: lápis HB e caneta esferográfica (não era permitido o uso de borracha nem de régua)