Pular para o conteúdo principal

Texto dialógico: flusser

Texto feito inicialmente em sala e posteriormente modificado com base na apresentação de novas ideias.   


   Dialogando diretamente com a Revolução dos Bichos, livro de George Orwell, no texto "Animação cultural", Flusser narra uma hipotética reunião de objetos com a tarefa de elaborar a Declaração dos Direitos Objetivos, documento que afirmaria a supremacia dos objetos sobre os seres humanos. Em seu discurso, a mesa redonda, presidente do grupo, destaca a repressão feita pelos seres humanos contra os objetos a fim de mascarar a superioridade objetiva. Além disso, a mesa defende que, com os avanços tecnocientíficos do século XX, a tarefa humana tornou-se meramente funcional e subalterna.

   Em primeiro plano, é necessário ressaltar a relação mútua de dependência entre o homem e o objeto, uma vez que, no mundo atual, tornou-se inviável estudar, pesquisar, trabalhar e viver sem o uso de importantes ferramentas. Por outro lado, sem a atribuição de valor e de finalidade dadas pelos humanos, tais ferramentas não possuiriam propósito. Em segundo plano, destaca-se o viés cultural que, mesmo sendo atrelado a objetividade, é fruto da associação entre a criação e a criatividade humana com a manipulação e o uso do espaço ao seu redor. Ao se idealizar um projeto e executá-lo, coloca-se "humanidade" em estruturas inanimadas, tornando-as parte integrada da humanidade. Da mesma forma atua a arquitetura, transformando espaços vazios e significando os objetos e estruturas que rodeiam e que marcam a existência humana. Portanto, pode-se afirmar que, desde os primórdios, a relação entre homens e objetos é de codominância na qual o desenvolvimento dos primeiros depende do dos segundos e vice-versa.

                                                                 Isabela Daride


Vilém Flusser (Fonte: Skoobphotos - acesso em 25/03/2023)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proposta de estruturação: Objeto Paramétrico Individual

A partir da definição em grupo dos parâmetros do não-objeto, foi possível a construção do não-objeto paramétrico individual a seguir. Os parâmetros preestabelecidos e suas respectivas alterações foram: eixo central único cilíndrico (que tornou-se maleável e contínuo), peças quadradas móveis apoiadas no eixo (que foram moldadas em forma de triângulos). Materiais utilizados: papelão, arame 0,5mm, 1m de mangueira, papel ofício branco, tesoura e cola. A seguir, SketchUp de planejamento, foto do não-objeto e vídeo com breve manipulação para ilustrar as formas de interação. Vídeo Modelo no SketchUp  Modelo no SketchUp  Objeto final Vídeo demonstração

Intervenção na EAD: Caderno Técnico

  Após a execução do trabalho de intervenção em grupo, a elaboração do caderno técnico individual foi uma forma de resumo das especificações de construção do espaço bem como de fechamento do projeto e da disciplina.     Para a elaboração do caderno, inspirei-me nas formas orgânicas -- marcas de nossa intervenção -- e nas cores encontradas no piso, móvel e teto. Na capa, uma imagem do espaço com recurso interativo, permitindo a visualização do local com e sem intervenção. O conteúdo do caderno foi dividido em: Introdução (com as características do espaço e o que seria promovido com as mudanças), Móvel (destacando materiais utilizados), Revestimento (detalhando os complementos do espaço) e Iluminação (descrevendo o funcionamento dos sensores).  A seguir, fotos do resultado, vídeo demonstrativo e imagens do processo: Capa Folha de Rosto Introdução Móvel Revestimentos Iluminação Folha final Contracapa Vídeo demonstrativo: Link do vídeo no Youtube:  https://yout...

Desenho de observação: fachada da escola de arquitetura

Desenho de observação feito no dia 26/03: - dois pontos de fuga - materiais utilizados: lápis HB e caneta esferográfica (não era permitido o uso de borracha nem de régua)